RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A segunda noite dos desfiles da Sapucaí no Carnaval de 2026 terá quatro escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro que apostam em enredos que celebram artistas brasileiros e a luta por liberdade.

A Mocidade Independente de Padre Miguel apresenta o enredo “Rita Lee, a padroeira da Liberdade”, em homenagem à cantora e compositora Rita Lee, ícone do rock nacional falecida em 2023.

O desfile promete destacar sua irreverência, seu espírito contestador e sua importância na transformação dos costumes e da música brasileira, exaltando a artista como símbolo de independência, criatividade e liberdade de expressão.

Em seguida, a Beija-Flor de Nilópolis leva para a avenida o enredo “Bembé”, inspirado no Bembé do Mercado, tradicional celebração afro-brasileira realizada em Santo Amaro, Bahia, desde 1889.

A escola aborda o candomblé como expressão de fé, resistência e afirmação cultural do povo negro, ressaltando a importância histórica da manifestação surgida no contexto pós-abolição e sua permanência como símbolo de identidade e luta por liberdade religiosa e igualdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *